Mel
O MEL E SEUS BENEFÍCIOS
O mel é um excelente alimento energético que não precisa de uma digestão prévia. É um açúcar natural ideal para a alimentação porque em sua composição entram açúcares simples(glucose ou açúcar de uva 32% e frutose ou açúcar de fruta 38%) que não necessitam ser transformados pelos tubos digestivos para que sejam assimilados.
Contém somente 1% de açúcar branco comum de mesa ou sacarose.
O néctar contém quase 80% de água, enquanto o mel 18%. Como o mel tem pouca água, bactérias não conseguem se proliferar evitando assim a fermentação.
O mel é um alimento muito completo, possuem açúcares, carboidratos, glicose, frutose, minerais, proteínas, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outros. Como é naturalmente doce, pode ser um adoçante natural.
O mel já é usado pela humanidade há milhares de anos. Seus benefícios são conhecidos pelos pesquisadores e por pessoas que têm o habito de consumi-lo. Citamos alguns :
- Possui ação antimicrobiana , protege o organismo contra doenças ;
- Boa fonte de energia ;
- Rico em minerais , como : cálcio , magnésio , ferro , fósforo , manganês , cobalto e outros ;
- Possui efeito cicatrizante , é bom para a pele , vias respiratórias e tem efeito calmante ;
- Auxilia na prevenção contra o envelhecimento precoce , doenças cardiovasculares , previne contra Alzheimer , entre outras ;
- Bom contra problemas de garganta , gripe , resfriados e problemas respiratórios ;
Experimente usar o mel em sua alimentação. Você logo perceberá os grandes benefícios desta maravilhosa substância natural.
Precaução : não esquentar , evitar a luz , não deve conter mais de 20% de umidade. Não dar a menores de 1 ano. Verificar previamente possível alergia. Não apto para diabéticos.
Como consumir
O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.