Mel

Home / Mel

O mel e seus benefícios

As abelhas vivem em uma sociedade complexa, dividem todas as funções, algumas ficam na colméia para cuidar da mesma e das abelhas mais novas, enquanto outras saem em busca de flores, estas últimas são chamadas abelhas campeiras e são atraídas pelo néctar. O mel é um liquido açucarado produzido pelas flores que contém água e sacarose.

As abelhas sugam o néctar das flores com sua língua que são parecidas com um canudo longo e oco denominado probóscide. Elas guardam esse néctar em uma bolsa localizada na garganta, podem visitar até cem flores para encher esta bolsa. Depois voltam à colméia e entregam este néctar para as abelhas engenheiras que tem o trabalho de convertê-lo em mel.

As abelhas engenheiras sugam o néctar e manipulam-no com suas bocas misturando-o com enzimas que convertem a sacarose em outros açucares como a glicose e frutose, estas enzimas também fazem o néctar ficar mais ácido evitando que estraguem. Então essas abelhas depositam-no em cada favo e, em seguida abanam suas asas para evaporar a água, fazendo com que a mistura fique bem concentrada.

O néctar contém quase 80% de água, enquanto o mel 18%. Como o mel tem pouca água, bactérias não conseguem se proliferar evitando assim a fermentação.

O mel é um alimento muito completo, possuem açúcares, carboidratos, glicose, frutose, minerais, proteínas, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outros. Como é naturalmente doce, pode ser um adoçante natural.

        O mel já é usado pela humanidade há milhares de anos. Seus benefícios são conhecidos pelos pesquisadores e por pessoas que têm o habito de consumi-lo. Citamos alguns :

 

  1. Possui ação antimicrobiana , protege o organismo contra doenças ;
  2. Boa fonte de energia ;
  3. Rico em minerais , como : cálcio , magnésio , ferro , fósforo , manganês , cobalto e outros ;
  4. Possui efeito cicatrizante , é bom para a pele , vias respiratórias e tem efeito calmante ;
  5. Auxilia na prevenção contra o envelhecimento precoce , doenças cardiovasculares , previne contra Alzheimer , entre outras ;
  6. Bom contra problemas de garganta , gripe , resfriados e problemas respiratórios ;

Experimente usar o mel em sua alimentação. Você logo perceberá os grandes benefícios desta maravilhosa substância natural.