Grão de Pólen

Home / Grão de Pólen

O pólen e seus benefícios

O pólen de abelha é uma mistura de pólen de flores, néctar, enzimas, mel, cera e secreções de abelhas. As abelhas coletam o pólen das plantas e o transportam para a colméia, onde é armazenado e usado como alimento para a colônia. O pólen de abelha não deve ser confundido com outros produtos apícolas, como mel, geléia real ou favo de mel. Estes produtos podem não conter pólen ou conter outras substâncias. Recentemente, o pólen de abelha ganhou força na comunidade de saúde porque é rico em nutrientes, aminoácidos, vitaminas, lipídios e mais de 250 substâncias ativas. O pólen de abelha contém uma grande variedade de antioxidantes, que podem proteger as células de danos causados ??por radicais livres que estão ligados a doenças crônicas, incluindo câncer e diabetes tipo 2.

O pólen de abelha pode ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, como o colesterol LDL "ruim" e a oxidação lipídica. Estudos em animais sugerem que o pólen de abelha pode aumentar a função hepática e proteger este órgão de substâncias nocivas. No entanto, mais estudos humanos de alta qualidade são necessários. De acordo com estudos em animais e em tubos de ensaio, os antioxidantes do pólen de abelha podem ter propriedades antiinflamatórias poderosas. Estudos em animais e em tubos de ensaio mostram que os antioxidantes do pólen de abelha podem reduzir a gravidade e o aparecimento de alergias e matar várias bactérias nocivas.

O pólen de abelha tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes que podem promover a cicatrização de feridas. Suas propriedades antimicrobianas também podem prevenir infecções de feridas. Estudos em tubo de ensaio sugerem que o pólen de abelha reduz o risco de vários tipos de câncer, embora sejam necessários mais estudos em humanos. Estudos têm mostrado que o pólen de abelha pode aliviar vários desconfortos da menopausa, incluindo ondas de calor. Pode também melhorar os níveis de colesterol. Estudos em animais mostraram que ele pode aumentar a absorção e utilização de nutrientes como ferro, cálcio e fósforo. Pode também acelerar o metabolismo e promover a longevidade, embora seja necessária pesquisa humana para confirmar esses benefícios. Suplementos de pólen de abelha são geralmente seguros para consumir. No entanto, as pessoas com alergia ao pólen ou a picadas de abelha, mulheres grávidas ou lactantes e pessoas que tomam anticoagulantes, como a varfarina, devem evitá-lo.